segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Recolha de alimentos aumentaram 30 por cento relativamente a 2008


As recolhas deste fim-de-semana feitas em Portugal pelos voluntários dos Bancos Alimentares Contra a Fome atingiram 2498 toneladas de alimentos, superando em 30,9 por cento as obtidas em Novembro de 2008.

Segundo a organização, 2498 toneladas de alimentos foram recolhidas durante o fim-de-semana em 1323 superfícies comerciais por 27 mil voluntários que disponibilizaram algum do seu tempo durante o fim-de-semana para participar em tarefas como a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, pesagem e separação dos produtos.

«Apesar do clima de profunda crise económica, os portugueses voltaram a dar prova de grande solidariedade e mobilização», disse Isabel Jonet, coordenadora dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a mais de 1650 Instituições de Solidariedade Social que os entregarão a cerca de 267 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.

Ao longo da próxima semana, até 6 de Dezembro, haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome através da Campanha «Ajuda Vale», presente em todas as lojas das cadeias Pingo Doce/Feira Nova, Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Modelo/Continente.

Existem 282 Bancos Alimentares operacionais na Europa, que em 2008 distribuíram 294 500 toneladas de produtos a 4,5 milhões de pessoas, através de 27 000 associações.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009



MERCADO 100% BIOLÓGICO

Vila Pouca de Aguiar tem um mercado de alimentação biológica desde cinco de ABril, em que o pão, leite, iogurtes, carne, peixe, bebidas, arroz, massas, bolachas, azeites e conservas são 100 por cento biológicos.

Tudo começou com a vontade de Albano Sousa querer ter uma alimentação à base de produtos naturais e, refere o proprietário deste novo espaço, «como tinha dificuldades em encontrar este tipo de produtos decidi avançar com este mercado em que todos os produtos estão certificados».

O Frescos do Dia (localizado junto à escola EB2,3), está aberto todos os dias da semana, sendo que ao sábado e domingo, as pessoas podem adquirir os respectivos produtos durante o período da tarde. Existe ainda a possibilidade, a nível distrital, da entrega de produtos ao domicílio.

E se este mercado, com base numa agricultura natural que contribui para uma alimentação mais saudável, é regularmente associado ao vegetarianismo, a verdade é que existe um nicho de mercado mais amplo de pessoas interessadas em ter uma alimentação de qualidade garantida com produtos naturais e que integram, além de legumes e frutas, carne e peixe.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Eat This, Not That!

O que a mulher deve comer em cada idade

Em causa estão necessidades especiais


As mulheres passam por etapas especiais ao longo da vida nas quais a alimentação

é muito importante.

Vivem, em média, mais cinco anos do que os homens, mas a sua qualidade de vida é, muitas vezes, pior.

São mais propensas a sofrer de osteoporose, enxaquecas, ansiedade, cancro da mama, insónias... A alimentação pode ser uma boa aliada para as ajudar em cada etapa da vida.

Síndrome pré-menstrual

Alguns dias antes da menstruação, cerca de 80% das mulheres afirma sentir mudanças físicas e de humor: retenção de líquidos, depressão, irritabilidade... Para além disso, o aumento da progesterona durante a ovulação e a diminuição da serotonina, leva-as a comer mais, sobretudo, doces.

A lista de alimentos bons para ultrapassar estes momentos inclui frutos como a banana e ananás e legumes e vegetais como a alface, a batata e o tomate.

Gravidez

A grávida precisa de ingerir mais calorias (mais 300 por dia aproximadamente), sobretudo no segundo trimestre. Devem ser provenientes dos lacticínios, já que o nível de cálcio é muito importante (o bebé consome cerca de 200-250 mg deste mineral por dia).

Também necessita de um suplemento de 400 μg de ácido fólico no início da gravidez. Pode encontrá-lo no feijão branco, nas acelgas e nos frutos secos.

Amamentação

Por vezes, perder peso depois de se ter dado à luz não é fácil! Com a amamentação, esta tarefa é facilitada, já que, para segregar leite, o corpo gasta entre 500 e 700 calorias. Para ajudar o organismo, a mulher deve seguir uma alimentação leve, mas equilibrada.

Essa deve incluir muitos líquidos, frutas e verduras, porções um pouco maiores de boas proteínas (cerca de um litro de lacticínios por dia) e as gorduras, muito controladas. Deve aumentar-se a quantidade de zinco (encontra-o na carne e no marisco), cálcio (encontra-o nos lacticínios), vitaminas A (encontra-a no fígado de aves e na cenoura), E (encontra-a nos vegetais e no azeite), C (encontra-a nos brócolos e na manga), B2 (encontra-a nos lacticínios e nos ovos), ácidos gordos ómega-3 e ómega-6 (encontra-os no peixe azul).

Menopausa

O alimento da moda nesta etapa da vida é a soja. As suas isoflavonas parecem aliviar os sintomas da menopausa, evitar a perda de massa óssea e ter efeitos anti-cancerígenos. É necessário ter uma dieta cuidada porque o organismo tem, nesta fase, uma predisposição para ganhar peso e aumentar os níveis de colesterol e de tensão arterial.

O truque é reduzir o conteúdo calórico das refeições e o sal, aumentar a ingestão de líquidos e a prática de exercício físico, ingerir lacticínios, peixes azuis, leguminosas, verduras e frutas. Também se recomendam suplementos de vitamina B12 e D.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Descobre quais os alimentos que farão o teu cerebro funcionar a 100% agora que recomeçaram as aulas











Bebe café!
Está provado que a cafeína atrasa o processo de envelhecimento e melhora a memória a curto prazo. Um estudo inglês descobriu que apenas uma chávena de café ajuda a melhorar a atenção e a capacidade de resolução de problemas. No entanto não deves abusar do café já que demasiada cafeína não te faz bem… Mantém-te também afastado das bebidas energéticas já que possuem demasiada cafeína.






Come mirtilos!
Os antioxidantes do mirtilo reduzem o risco de sofrer de Alzheimer e Parkinson e melhoram o teu pensamento. Os mirtilos silvestres, graças aos seus antioxidantes ainda mais fortes, dão ainda mais energia ao teu cérebro do que os cultivados.





Come salmão ou cavala!
Os ácidos gordos ómega 3 encontrados nestes peixes gordos são uma das estruturas primárias do tecido cerebral e por isso o consumo deste nutriente vai aumentar o poder do teu pensamento! O salmão é também rico em vitamina B3 que pode ajudar a combater o Alzheimer uma vez que atrasa o declínio cognitivo.
Não penses, no entanto, que todas as gorduras são boas! Os alimentos ricos em gorduras saturadas podem vir a causar a coagulação do sangue e consequentemente impedir o transporte de nutrientes até ao cérebro.










Come salada!
O tempero da salada ajuda na digestão das proteínas e hidratos de carbono da salada estabilizando assim os níveis de açúcar no sangue mantendo no entanto os níveis de energia elevados.






Para ficares menos nervoso…



Cientistas eslovacos descobriram que pessoas com uma alimentação rica em aminoácidos são muito menos ansiosas! O iogurte e frutos secos são ambos muito ricos em aminoácidos. Os refrigerantes, por outro lado, provocam muita ansiedade e podem mesmo ajudar no caminho para a depressão.








Bebe chá de menta!
Foi recentemente descoberto que o chá de menta ajuda na concentração e melhora o pensamento. As guloseimas, por outro lado, provocam altos e baixos nos níveis de glicose do sangue o que leva a um pensamento pouco lúcido e a estados de confusão.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aos visitantes,



Muitas vezes ouvimos a frase "nós somos o que comemos", revelando que a alimentação merece, da nossa parte, uma atenção redobrada.

Mas será que somos unicamente o produto daquilo que comemos?

É certo que uma parte de nós é aquilo que comemos, no sentido de que a nossa alimentação é o factor ambiental que mais condiciona a nossa saúde.

A alimentação tem, assim, um papel fulcral na nossa vida.

Assume-se como uma necessidade básica e inevitável, comum a todos os seres vivos e, através dela, obtemos todos os nutrientes necessários à manutenção da vida: desde proteínas essenciais para o nosso crescimento, lípidos responsáveis pela construção no nosso cérebro a glícidos, os principais fornecedores de energia sob a forma de ATP às nossas células.

No entanto hoje em dia já não basta ter acesso aos alimentos, é necessário "saber comer" - saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da nossa vida.

Pelo ritmo de vida actual, temos normalmente pouco tempo para dedicar às refeições e muitas vezes acabamos por ter um padrão alimentar desequilibrado e desajustado das nossas necessidades, traduzidos num aumento no consumo de comidas rápidas, as ditas "fast food".
Vários são os estudos, nacionais e internacionais, que realçam que alimentação é um dos factores que mais influencia a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

Em pleno século XXI e, apesar dos conhecimentos científicos entretanto adquiridos, a alimentação equilibrada e adequada às necessidades de cada individuo ainda é uma utopia a atingir para muitos milhões de seres humanos deste planeta.

Assim, criámos este blog com o intuito de sensibilizar os nossos visitantes para a importância da alimentação através de curiosidades, estudos científicos e sugestões. Pretendemos por isto em prática de uma forma clara, objectiva e divertida.

Contamos com a vossa participação para enriquecer o nosso blog através de comentários e sugestões pertinentes.