segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aos visitantes,



Muitas vezes ouvimos a frase "nós somos o que comemos", revelando que a alimentação merece, da nossa parte, uma atenção redobrada.

Mas será que somos unicamente o produto daquilo que comemos?

É certo que uma parte de nós é aquilo que comemos, no sentido de que a nossa alimentação é o factor ambiental que mais condiciona a nossa saúde.

A alimentação tem, assim, um papel fulcral na nossa vida.

Assume-se como uma necessidade básica e inevitável, comum a todos os seres vivos e, através dela, obtemos todos os nutrientes necessários à manutenção da vida: desde proteínas essenciais para o nosso crescimento, lípidos responsáveis pela construção no nosso cérebro a glícidos, os principais fornecedores de energia sob a forma de ATP às nossas células.

No entanto hoje em dia já não basta ter acesso aos alimentos, é necessário "saber comer" - saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da nossa vida.

Pelo ritmo de vida actual, temos normalmente pouco tempo para dedicar às refeições e muitas vezes acabamos por ter um padrão alimentar desequilibrado e desajustado das nossas necessidades, traduzidos num aumento no consumo de comidas rápidas, as ditas "fast food".
Vários são os estudos, nacionais e internacionais, que realçam que alimentação é um dos factores que mais influencia a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

Em pleno século XXI e, apesar dos conhecimentos científicos entretanto adquiridos, a alimentação equilibrada e adequada às necessidades de cada individuo ainda é uma utopia a atingir para muitos milhões de seres humanos deste planeta.

Assim, criámos este blog com o intuito de sensibilizar os nossos visitantes para a importância da alimentação através de curiosidades, estudos científicos e sugestões. Pretendemos por isto em prática de uma forma clara, objectiva e divertida.

Contamos com a vossa participação para enriquecer o nosso blog através de comentários e sugestões pertinentes.


3 comentários:

  1. O Departamento de Saúde do Reino Unido anunciou novas medidas para lidar com o problema da malnutrição nos idosos em lares e instituições de forma a satisfazer adequadamente as suas necessidades nutricionais.


    Inúmeros estudos têm associado vários nutrientes ao retardamento do impacto da idade em vários sistemas orgânicos. Idealmente, estes nutrientes devem ser ingeridos e absorvidos pelo organismo ao longo da vida de forma a prepará-lo para o processo de envelhecimento.

    O Ministro da Saúde, Ivan Lewis, anunciou no passado dia 30 de Outubro o primeiro Nutrition Action Plan, uma lista de passos necessários para atingir as necessidades nutricionais dos idosos em lares e hospitais.

    ResponderEliminar