segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Recolha de alimentos aumentaram 30 por cento relativamente a 2008


As recolhas deste fim-de-semana feitas em Portugal pelos voluntários dos Bancos Alimentares Contra a Fome atingiram 2498 toneladas de alimentos, superando em 30,9 por cento as obtidas em Novembro de 2008.

Segundo a organização, 2498 toneladas de alimentos foram recolhidas durante o fim-de-semana em 1323 superfícies comerciais por 27 mil voluntários que disponibilizaram algum do seu tempo durante o fim-de-semana para participar em tarefas como a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, pesagem e separação dos produtos.

«Apesar do clima de profunda crise económica, os portugueses voltaram a dar prova de grande solidariedade e mobilização», disse Isabel Jonet, coordenadora dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a mais de 1650 Instituições de Solidariedade Social que os entregarão a cerca de 267 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.

Ao longo da próxima semana, até 6 de Dezembro, haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome através da Campanha «Ajuda Vale», presente em todas as lojas das cadeias Pingo Doce/Feira Nova, Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Modelo/Continente.

Existem 282 Bancos Alimentares operacionais na Europa, que em 2008 distribuíram 294 500 toneladas de produtos a 4,5 milhões de pessoas, através de 27 000 associações.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009



MERCADO 100% BIOLÓGICO

Vila Pouca de Aguiar tem um mercado de alimentação biológica desde cinco de ABril, em que o pão, leite, iogurtes, carne, peixe, bebidas, arroz, massas, bolachas, azeites e conservas são 100 por cento biológicos.

Tudo começou com a vontade de Albano Sousa querer ter uma alimentação à base de produtos naturais e, refere o proprietário deste novo espaço, «como tinha dificuldades em encontrar este tipo de produtos decidi avançar com este mercado em que todos os produtos estão certificados».

O Frescos do Dia (localizado junto à escola EB2,3), está aberto todos os dias da semana, sendo que ao sábado e domingo, as pessoas podem adquirir os respectivos produtos durante o período da tarde. Existe ainda a possibilidade, a nível distrital, da entrega de produtos ao domicílio.

E se este mercado, com base numa agricultura natural que contribui para uma alimentação mais saudável, é regularmente associado ao vegetarianismo, a verdade é que existe um nicho de mercado mais amplo de pessoas interessadas em ter uma alimentação de qualidade garantida com produtos naturais e que integram, além de legumes e frutas, carne e peixe.