quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Descobre quais os alimentos que farão o teu cerebro funcionar a 100% agora que recomeçaram as aulas











Bebe café!
Está provado que a cafeína atrasa o processo de envelhecimento e melhora a memória a curto prazo. Um estudo inglês descobriu que apenas uma chávena de café ajuda a melhorar a atenção e a capacidade de resolução de problemas. No entanto não deves abusar do café já que demasiada cafeína não te faz bem… Mantém-te também afastado das bebidas energéticas já que possuem demasiada cafeína.






Come mirtilos!
Os antioxidantes do mirtilo reduzem o risco de sofrer de Alzheimer e Parkinson e melhoram o teu pensamento. Os mirtilos silvestres, graças aos seus antioxidantes ainda mais fortes, dão ainda mais energia ao teu cérebro do que os cultivados.





Come salmão ou cavala!
Os ácidos gordos ómega 3 encontrados nestes peixes gordos são uma das estruturas primárias do tecido cerebral e por isso o consumo deste nutriente vai aumentar o poder do teu pensamento! O salmão é também rico em vitamina B3 que pode ajudar a combater o Alzheimer uma vez que atrasa o declínio cognitivo.
Não penses, no entanto, que todas as gorduras são boas! Os alimentos ricos em gorduras saturadas podem vir a causar a coagulação do sangue e consequentemente impedir o transporte de nutrientes até ao cérebro.










Come salada!
O tempero da salada ajuda na digestão das proteínas e hidratos de carbono da salada estabilizando assim os níveis de açúcar no sangue mantendo no entanto os níveis de energia elevados.






Para ficares menos nervoso…



Cientistas eslovacos descobriram que pessoas com uma alimentação rica em aminoácidos são muito menos ansiosas! O iogurte e frutos secos são ambos muito ricos em aminoácidos. Os refrigerantes, por outro lado, provocam muita ansiedade e podem mesmo ajudar no caminho para a depressão.








Bebe chá de menta!
Foi recentemente descoberto que o chá de menta ajuda na concentração e melhora o pensamento. As guloseimas, por outro lado, provocam altos e baixos nos níveis de glicose do sangue o que leva a um pensamento pouco lúcido e a estados de confusão.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aos visitantes,



Muitas vezes ouvimos a frase "nós somos o que comemos", revelando que a alimentação merece, da nossa parte, uma atenção redobrada.

Mas será que somos unicamente o produto daquilo que comemos?

É certo que uma parte de nós é aquilo que comemos, no sentido de que a nossa alimentação é o factor ambiental que mais condiciona a nossa saúde.

A alimentação tem, assim, um papel fulcral na nossa vida.

Assume-se como uma necessidade básica e inevitável, comum a todos os seres vivos e, através dela, obtemos todos os nutrientes necessários à manutenção da vida: desde proteínas essenciais para o nosso crescimento, lípidos responsáveis pela construção no nosso cérebro a glícidos, os principais fornecedores de energia sob a forma de ATP às nossas células.

No entanto hoje em dia já não basta ter acesso aos alimentos, é necessário "saber comer" - saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da nossa vida.

Pelo ritmo de vida actual, temos normalmente pouco tempo para dedicar às refeições e muitas vezes acabamos por ter um padrão alimentar desequilibrado e desajustado das nossas necessidades, traduzidos num aumento no consumo de comidas rápidas, as ditas "fast food".
Vários são os estudos, nacionais e internacionais, que realçam que alimentação é um dos factores que mais influencia a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

Em pleno século XXI e, apesar dos conhecimentos científicos entretanto adquiridos, a alimentação equilibrada e adequada às necessidades de cada individuo ainda é uma utopia a atingir para muitos milhões de seres humanos deste planeta.

Assim, criámos este blog com o intuito de sensibilizar os nossos visitantes para a importância da alimentação através de curiosidades, estudos científicos e sugestões. Pretendemos por isto em prática de uma forma clara, objectiva e divertida.

Contamos com a vossa participação para enriquecer o nosso blog através de comentários e sugestões pertinentes.